A Motorola iniciou o seu programa de coleta de baterias usadas em 1998, incluindo toda a rede de assistência técnica e parceiros estratégicos, além das operadoras de telefonia celular.
Em 2007, o programa foi expandido para um sistema global de coleta de baterias e equipamentos Motorola, oferecendo opções de descarte dos esíduos eletroeletrônicos de forma ambientalmente responsável em todo o Brasil.
Além disso a Motorola é membro ativo da Green Eletron, entidade sem fins econômicos ou lucrativos que trabalha com um sistema coletivo para a logística reversa de eletroeletrônicos de uso doméstico e pilhas. Ou seja, as cerca de 100 empresas associadas financiam toda operação responsável por gerenciar a coleta, transporte, desmontagem e reciclagem dos produtos descartados pelos consumidores, transformando seus materiais em novas matérias-primas para a indústria, além de reportar para as autoridades o cumprimento das metas assumidas. Outro objetivo da organização é realização de campanhas de conscientização e educação ambiental, como o Movimento Eletrônico Não é Lixo, lançado em 2020.
A Motorola ainda compõe o rol de empresas que, em outubro de 2019, assinou o Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos. O documento é um complemento à Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei 12.305/2010) e define metas para as fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes na questão de quantidade de PEVs instalados, número de cidades abrangidas e percentual de aparelhos eletroeletrônicos a serem coletados e destinados corretamente, como celulares, computadores, impressoras, ferramentas elétricas, chuveiros, eletroportáteis sem utilidade para o consumidor.
DESCARTE CONSCIENTE
Reciclagem de Bateria: o descarte adequado da bateria é muito importante para sua segurança e também do meio ambiente. Ele pode ser feito em diversos locais, como na rede de assistências técnicas autorizadas da Motorola, lojas do varejo e provedores de serviços, pontos oficiais da Green Eletron, dentre outros.
AVISO IMPORTANTE:
Não jogue as baterias no fogo, elas podem explodir.
Reciclagem de dispositivos móveis e acessórios: Não faça o descarte no lixo doméstico, muito menos queime dispositivos móveis ou acessórios elétricos (como carregadores, fones de ouvidos ou baterias).
A solução adequada é devolver os dispositivos móveis, baterias ou acessórios para qualquer serviço autorizado da Motorola da sua região ou descarta-los em urnas e pontos de coleta, que atende os requisitos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), e demais legislações vigentes.
Para acessar uma lista com os locais para o descarte seguro de dispositivos móveis, baterias e acessórios clique aqui.
Reciclagem de embalagens: Todas as embalagens dos aparelhos Motorola são 100% recicláveis e podem ser descartadas em pontos de coletas seletivas.
Reciclagem em Empresas: Para reciclar equipamentos Motorola da sua empresa, por favor contacte-nos no endereço: reciclar@lenovo.com
● Procure uma das urnas de coleta. Consulte os endereços acessando o seguinte link.
● Remova o chip (SIM Card) e o seu cartão de memória (Memory Card). Se necessário, desabilite seu celular na operadora;
● Remova ou apague os seus dados pessoais do celular;
● Desligue o celular antes de depositá-los nas urnas de recebimento.
IMPORTANTE
Ao depositar o seu dispositivo móvel, bateria ou acessório em uma urna de recebimento, você está ciente e concorda com a doação dos objetos descartados, em caráter irrevogável, permanente e sem possibilidade de retratação, ao gestor do Sistema de Logística Reversa.
Os dados que eventualmente estiverem armazenados no terminal e ou acessórios serão destruídos no processo de reciclagem. Em nenhuma hipótese poderão ser atendidas solicitações de recuperação desses dados, estando as fabricantes e/ou terceiros por estas designados totalmente isentos de qualquer tipo de responsabilidade ou indenização.
Encontre um dos nossos pontos de reciclagem em: