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Lenovo ESG
Ética nos Negócios

CÓDIGO DE CONDUTA

Código de Conduta

Código de Conduta de Fornecedores

Código de Conduta de Parceiros (em breve, lançado em português)

NOSSA ABORDAGEM

A Lenovo está comprometida com os mais altos padrões de integridade e responsabilidade. Para garantir que aderimos às melhores práticas internacionais e locais, temos uma estrutura de governança, claramente definida e regularmente revisada, que inclui:

  • Governança corporativa
  • Práticas comerciais
  • Programa de privacidade

Para mais informações, incluindo procedimentos de gerenciamento de risco e de controle interno adotados pela Lenovo, consulte nosso Relatório Anual.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

O Conselho de Administração (o “Conselho”) e a liderança executiva da Lenovo Group Limited (a “Empresa”, juntamente com suas subsidiárias, “Lenovo” ou o “Grupo”) se esforçam para atingir e manter um alto padrão de governança por meio da manutenção de práticas sólidas e bem estabelecidas de governança corporativa visando o interesse dos acionistas e de outras partes interessadas, incluindo, mas não se limitando a, funcionários, clientes, fornecedores e o público em geral.

A Lenovo cumpre rigorosamente as leis e regulamentos vigentes nas jurisdições onde opera e observa as diretrizes e regras aplicáveis emitidas pelas autoridades reguladoras. A empresa realiza, periodicamente, a revisão de seu sistema de governança corporativa para garantir que ele esteja alinhado com as melhores práticas internacionais e locais.

O Conselho é formado por doze membros, sendo um diretor executivo, dois diretores não executivos e nove diretores não executivos independentes. O Conselho conta com uma estrutura coerente, com responsabilidades e obrigações claramente definidas, estabelecida para proteger e aumentar o valor das ações a longo prazo, fornecendo uma base estratégica robusta para o crescimento contínuo do Grupo. Para mais informações, consulte nosso Relatório Anual.

O Conselho acredita que um fator-chave de sucesso de um conselho eficaz é que ele englobe uma gama e um equilíbrio de habilidades, experiência, conhecimento e independência, com indivíduos que trabalhem como uma equipe.[newline]Para garantir que a diversidade, em seu sentido mais amplo, continue a ser uma característica do Conselho, temos uma Política de Diversidade do Conselho. Clique aqui para acessá-la.

Além disso, para dar suporte às principais funções de governança e à eficácia do Conselho, temos três Comitês de Conselho — o Comitê de Auditoria, o Comitê de Remuneração e o Comitê de Nomeação e Governança.

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RESPONSABILIDADES DO CONSELHO

O Conselho é responsável por direcionar o sucesso da Empresa orientando a estratégia geral e guiando e supervisionando seus negócios de forma responsável e eficaz. O Conselho também define os valores essenciais da Lenovo e adota padrões adequados para garantir que o Grupo opere com integridade e cumpra as regras e regulamentos relevantes.

Conselho e a liderança executiva da Empresa seguem um cronograma formal que define quais assuntos devem ser aprovados pelo Conselho antes que os líderes possam tomar decisões, ou assumir quaisquer compromissos em nome da Lenovo.

O A sustentabilidade é tratada pelo Conselho e pela liderança executiva da Lenovo. Eles têm o apoio do Comitê Executivo de Supervisão ESG (Meio-Ambiente, Sustentabilidade e Governança). Este Comitê é comandado pela Vice-Presidente Sênior, e de Responsabilidade Corporativa e é composto pelos líderes de todas as unidades de negócios e funções operacionais do Grupo. Regularmente, nas reuniões do Conselho e da liderança executiva, ocorrem discussões sobre políticas, iniciativas e desempenho no âmbito da sustentabilidade. Para mais informações, consulte nosso Relatório ESG.

ACIONISTAS E OUTROS STAKEHOLDERS

Além de proteger os interesses dos nossos acionistas, acreditamos que a comunicação eficaz com todos os nossos stakeholders é essencial, pois ajuda a fornecer uma melhor compreensão do nosso desempenho e estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que melhora as Relações com Investidores (RI).

A equipe de RI tem como prática uma comunicação aberta, transparente, eficiente e consistente com acionistas, investidores e analistas de mercado. Para os últimos resultados de RI, anúncios, comunicados à imprensa e webcasts, clique aqui.

Conduta nos Negócios

Nosso departamento de Ética e Compliance promove os mais altos padrões éticos de conduta nos negócios e de cumprimento das leis. O departamento também supervisiona o programa de Ética e Compliance do Grupo e trabalha em parceria com as unidades de negócios em todo o mundo, para garantir que estas operem dentro das obrigações legais e éticas.

Ética e Compliance desempenha um papel fundamental na orientação, disponibilização de recursos e informações que os nossos funcionários necessitam para embasar suas tomadas de decisões de forma apropriada. O departamento, ainda, é responsável pelo Código de Conduta da Lenovo (o “Código”), que define, de maneira clara, as expectativas e diretrizes do Grupo para cada stakeholder.

O Código abrange muitos tópicos relacionados a práticas comerciais éticas e responsáveis, tais como:

  • Antissuborno e Corrupção, incluindo a Política Antissuborno e Corrupção que reforça as provisões do Código e fornece orientação adicional sobre o tema
  • Práticas Anticompetitivas e Concorrência Justa, incluindo o motivo pelo qual os funcionários não podem entrar em um acordo ou discussão para definir preços, limitar a disponibilidade de bens ou serviços no mercado ou boicotar um cliente ou fornecedor
  • Propriedade Intelectual, incluindo a política da empresa para que os funcionários evitem qualquer violação de direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual de outras empresas e indivíduos
  • Para garantir que nossos padrões, políticas e práticas comerciais éticas sejam atendidos, nossa equipe de auditoria interna conduz cerca de 40 a 45 projetos de consultoria por ano.

Para mais informações sobre nosso Código de Conduta, Clique aqui.

FALE LIVREMENTE

A Lenovo está comprometida em promover a cultura “Fale Livremente”, na qual qualquer pessoa tem o poder de denunciar[newline]qualquer situação que pareça antiética, ilegal ou suspeita – principalmente situações relacionadas à corrupção e[newline]demais irregularidades previstas nas Leis Anticorrupção locais e internacionais. Todas as denúncias são analizadas e[newline]levadas a sério. A Lenovo está comprometida em proteger a confidencialidade do denunciante, na medida do possível.[newline]Você pode fazer uma denúncia ou enviar uma pergunta para o departamento de Ética e Compliance da Lenovo pelos[newline]seguintes canais:

LenovoLine

A LenovoLine é operada por uma empresa externa independente (Whispli) e permite que os usuários façam denúncias ou[newline]perguntas 24 horas por dia, 7 dias por semana. A plataforma nunca armazena o seu IP e utiliza criptografia AES256 de[newline]alto nível para proteger seus dados. Com a LenovoLine, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, confidencial e[newline]anônima:

E-mail

Escreva diretamente para o departamento de Ética e Compliance: ethics@lenovo.com
Para mais informações, consulte a Política de Denúncias e Investigações da Lenovo.

PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS

A Lenovo reconhece a grande importância da privacidade para indivíduos em todos os lugares – clientes, visitantes do site, usuários de produtos, funcionários… todos. A Lenovo tem como princípio básico o uso responsável e a proteção de informações pessoais e outras informações identificáveis sob os cuidados da Empresa. Para garantir a adesão às políticas, princípios e processos de privacidade do Grupo, a Lenovo mantém um Programa de Privacidade e Proteção de Dados, de âmbito global e disseminado por toda a organização. Este programa é coordenado pelo departamento Jurídico e por um Grupo de Trabalho de Privacidade, multifuncional, composto por membros-chave oriundos dos departamentos de Segurança da Informação, Segurança de Produtos, Desenvolvimento de Produtos, Marketing, E-Commerce, Serviço e Reparo, Recursos Humanos, dentre outros.

Os principais projetos do Programa de Privacidade e Proteção de Dados incluem:

  • Engajamento com as áreas de negócios da Lenovo para reforçar a due diligence e a aplicação dos princípios-chave de privacidade • Desenvolvimento e governança de políticas internas e externas de privacidade e proteção de dados
  • Revisar processos de privacidade no pré-lançamento de produtos, software, sites, programas de marketing, sistemas internos e de relacionamento com terceiros
  • Promover iniciativas de conscientização e treinamento de privacidade para funcionários e temporários
  • Dar suporte ao departamento jurídico com relação a clásulas de proteção de dados dos contratos de fornecedores e clientes
  • Rastreamento, análise e aplicação de requisitos legais e melhores práticas do setor
  • Avaliação do programa e suporte à auditoria • Compliance com os Direitos do Titular de Dados
  • Políticas e processos de remediação e resposta a incidentes
  • Avaliação de transferência internacional de dados Dúvidas sobre as políticas e programas de privacidade da Lenovo podem ser endereçadas a privacy@lenovo.com.

Para mais informações, incluindo nossas declarações de privacidade de site e produto, clique aqui.